

Jardim-de-infância de Ponte Pedrinha, S. Lázaro e Fujacal
Elementos da equipa responsável Antónia Barroso e Graça Fraga
Apresentação
Quando as crianças têm oportunidade para pensar e decidir coletivamente sobre aspectos do quotidiano que despertam os seus interesses, começam a exercer a cidadania na dimensão de sua faixa etária. Sentem-se mais integradas no ambiente educativo e tornam concreto o sentido de coletividade. Assim, as bases da cidadania são construídas e vivenciadas na prática e transformam-se em aprendizagens para a vida.
Valorizando o olhar e a voz das crianças sobre o mundo, estamos a preparar crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos.
Desde cedo, as crianças precisam de desenvolver a noção de cidadania como direito e que podem afetar positivamente a realidade que os cerca. Sempre através do diálogo, é fundamental que tenham voz, expressem as suas opiniões e sejam respeitadas sobre o que lhes vai na mente e no coração.
A escolha deste projeto “Era uma vez na voz das crianças” Histórias Partilhadas” deveu-se ao facto de considerarmos as histórias uma ótima fonte de motivação para iniciar qualquer processo de aprendizagem.As histórias estimulam a criatividade, a imaginação, a oralidade, facilitam as aprendizagen, desenvolvem a linguagem oral, escrita e visual, incentivam o prazer pela leitura, promovem o movimento global e fino, trabalham o senso crítico, as brincadeiras de faz-de-conta, valores e conceitos, colaboram na formação da personalidade da criança, proporcionam o envolvimento social e afetivo e exploram a cultura e diversidade.
A nossa intencionalidade educativa será trabalhar de uma forma contínua e articulada (Projetos PES, PNL-ALer+ e Eco-escolas) segundo um tema específico e comum a todas as práticas.
Prioridades do Projeto Educativo
Pretende-se facultar a todas as crianças situações de caráter globalizante que lhes facilitem a realização de aprendizagens significativas em contexto, através de várias formas de expressão e de troca de experiencias resultantes da vivência com os outros, quer seja dentro do grupo de sala ou em ações vividas inter grupos . Para se desenvolver de uma forma equilibrada e harmoniosa, a criança tem necessidade de fantasia e de alimentar o seu imaginário. Contar uma história é e sempre será uma maneira de estimular a imaginação e o desenvolvimento da linguagem oral, além de contribuir para a formação afetiva e emocional. Este projeto será desenvolvido por toda a equipa educativa, visando contribuir de uma forma lúdica para o seu desenvolvimento, para o seu processo de identificação e construção de valores.
Objetivos gerais
- Dar oportunidade às crianças perceberem e expressarem seus próprios sentimentos respeitando as diversidades.
- Promover um debate sobre o olhar das crianças em relação a sua realidade local.
- Promover o desenvolvimento integral da criança, acionando capacidades afetivas e cognitivas.
- Promover a representação individual e coletiva, da realidade através de produtos artísticos.
- Promover a reflexão sobre os valores expressos nas histórias.
- Proporcionar situações pedagógicas que despertem na criança o interesse pelo desconhecido, desenvolvendo assim o espírito crítico e criativo, e simultaneamente as capacidades de cooperação, autonomia e responsabilidade.
- Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns, sendo crianças ativas, criticas e responsáveis pelas atitudes tomadas.
- Expressar oralmente o que vê, ouve ou sente, quer individualmente, quer em grupo.
- Registar graficamente as experiências que realizou. - Conhecer diversas histórias e fábulas.
- Enriquecer o imaginário.
- Proporcionar a participação dos pais e de outros membros da comunidade educativa no desenvolvimento do projeto pedagógico.
- Proporcionar momentos lúdicos.
- Avaliar e refletir continuamente o desenvolvimento e a pertinência do projeto pedagógico.
Objetivos específicos
- Fomentar a descoberta de si e do outro.
- Respeitar o outro.
- Exteriorizar sentimentos e emoções.
- Tomar conhecimento das principais festividades.
- Permitir o desenvolvimento harmonioso da personalidade de cada criança.
- Conhecer e respeitar as regras aceites pela sociedade.
- Interiorizar a utilização, conservação e arrumação dos materiais.
- Valorizar a autonomia e a confiança em si própria.
- Estimular a socialização.
- Estimular a capacidade de integração e adequação da sua unicidade aos diferentes contextos sociais. - Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito com os pares.
- Domínio da Artísticas (Dramatização/Musica/Dança).
- Estimular a expressão e a criatividade.
- Dramatizar alguns personagens das histórias.
- Desenvolver a capacidade de imitar.
- Promover a expressão livre de forma a desenvolver a criatividade e a sensibilidade estética (educação pela arte).
- Permitir a observação e reprodução das histórias.
- Promover e estimular a utilização de vários materiais na expressão plástica.
- Proporcionar a utilização de várias técnicas de expressão plástica.
- Explorar as diferentes possibilidades dos materiais.
- Desenvolver actividades plásticas relacionadas com as histórias.
- Possibilitar o contacto com instrumentos musicais.
- Possibilitar o alargamento da cultura musical.
- Promover o gosto pelas danças e cantares.
- Utilizar a música como meio de aprendizagem.
- Utilizar a linguagem oral como canal eficaz da expressão, socialização e comunicação.
- Adquirir e alargar o vocabulário.
- Representar acontecimentos, histórias e visitas através do desenho.
Atividades
1.º periodo
Através da história da autoria de Alexis Tolstoi, “O nabo gigante”, explorar diferentes áreas do saber: área de formação pessoal e social, área de conhecimento do mundo, expressão musical, expressão dramática e domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Articulação com o projeto PES “Semana da alimentação” e A LER+.
2.º periodo
A Exploração da História “A Ovelhinha que veio para jantar”é desenvolvida em torno da temática da amizade e dos afetos o que irá facilitar a articulação com o projeto PES na “Semana dos afetos”.
3.º periodo
A história “Os três terríveis porquinhos” permitirá momentos de exploração onde será possível trabalhar diferentes áreas do saber, como sejam o domínio da matemática, o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e ainda a área de formação pessoal e social relacionados com o projeto de cada plano de grupo.
“Era uma vez na voz das crianças”
Jardim-de-infância de Ponte Pedrinha
Jardim-de-infância de S. Lázaro
Jardim-de-infância do Fujacal
Elementos da equipa responsável
Antónia Barroso e Graça Fraga
Apresentação
Quando as crianças têm oportunidade para pensar e decidir coletivamente sobre aspectos do quotidiano que despertam os seus interesses, começam a exercer a cidadania na dimensão de sua faixa etária. Sentem-se mais integradas no ambiente educativo e tornam concreto o sentido de coletividade. Assim, as bases da cidadania são construídas e vivenciadas na prática e transformam-se em aprendizagens para a vida.
Valorizando o olhar e a voz das crianças sobre o mundo, estamos a preparar crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos.
Desde cedo, as crianças precisam de desenvolver a noção de cidadania como direito e que podem afetar positivamente a realidade que os cerca. Sempre através do diálogo, é fundamental que tenham voz, expressem as suas opiniões e sejam respeitadas sobre o que lhes vai na mente e no coração.
A escolha deste projeto “Era uma vez na voz das crianças” Histórias Partilhadas” deveu-se ao facto de considerarmos as histórias uma ótima fonte de motivação para iniciar qualquer processo de aprendizagem.As histórias estimulam a criatividade, a imaginação, a oralidade, facilitam as aprendizagen, desenvolvem a linguagem oral, escrita e visual, incentivam o prazer pela leitura, promovem o movimento global e fino, trabalham o senso crítico, as brincadeiras de faz-de-conta, valores e conceitos, colaboram na formação da personalidade da criança, proporcionam o envolvimento social e afetivo e exploram a cultura e diversidade.
A nossa intencionalidade educativa será trabalhar de uma forma contínua e articulada (Projetos PES, PNL-ALer+ e Eco-escolas) segundo um tema específico e comum a todas as práticas.
Prioridades do Projeto Educativo
Pretende-se facultar a todas as crianças situações de caráter globalizante que lhes facilitem a realização de aprendizagens significativas em contexto, através de várias formas de expressão e de troca de experiencias resultantes da vivência com os outros, quer seja dentro do grupo de sala ou em ações vividas inter grupos . Para se desenvolver de uma forma equilibrada e harmoniosa, a criança tem necessidade de fantasia e de alimentar o seu imaginário. Contar uma história é e sempre será uma maneira de estimular a imaginação e o desenvolvimento da linguagem oral, além de contribuir para a formação afetiva e emocional. Este projeto será desenvolvido por toda a equipa educativa, visando contribuir de uma forma lúdica para o seu desenvolvimento, para o seu processo de identificação e construção de valores.
Objetivos gerais
- Dar oportunidade às crianças perceberem e expressarem seus próprios sentimentos respeitando as diversidades.
- Promover um debate sobre o olhar das crianças em relação a sua realidade local.
- Promover o desenvolvimento integral da criança, acionando capacidades afetivas e cognitivas.
- Promover a representação individual e coletiva, da realidade através de produtos artísticos.
- Promover a reflexão sobre os valores expressos nas histórias.
- Proporcionar situações pedagógicas que despertem na criança o interesse pelo desconhecido, desenvolvendo assim o espírito crítico e criativo, e simultaneamente as capacidades de cooperação, autonomia e responsabilidade.
- Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns, sendo crianças ativas, criticas e responsáveis pelas atitudes tomadas.
- Expressar oralmente o que vê, ouve ou sente, quer individualmente, quer em grupo.
- Registar graficamente as experiências que realizou. - Conhecer diversas histórias e fábulas.
- Enriquecer o imaginário.
- Proporcionar a participação dos pais e de outros membros da comunidade educativa no desenvolvimento do projeto pedagógico.
- Proporcionar momentos lúdicos.
- Avaliar e refletir continuamente o desenvolvimento e a pertinência do projeto pedagógico.
Objetivos específicos
- Fomentar a descoberta de si e do outro.
- Respeitar o outro.
- Exteriorizar sentimentos e emoções.
- Tomar conhecimento das principais festividades.
- Permitir o desenvolvimento harmonioso da personalidade de cada criança.
- Conhecer e respeitar as regras aceites pela sociedade.
- Interiorizar a utilização, conservação e arrumação dos materiais.
- Valorizar a autonomia e a confiança em si própria.
- Estimular a socialização.
- Estimular a capacidade de integração e adequação da sua unicidade aos diferentes contextos sociais. - Desenvolver a capacidade de gerir situações de conflito com os pares.
- Domínio da Artísticas (Dramatização/Musica/Dança).
- Estimular a expressão e a criatividade.
- Dramatizar alguns personagens das histórias.
- Desenvolver a capacidade de imitar.
- Promover a expressão livre de forma a desenvolver a criatividade e a sensibilidade estética (educação pela arte).
- Permitir a observação e reprodução das histórias.
- Promover e estimular a utilização de vários materiais na expressão plástica.
- Proporcionar a utilização de várias técnicas de expressão plástica.
- Explorar as diferentes possibilidades dos materiais.
- Desenvolver actividades plásticas relacionadas com as histórias.
- Possibilitar o contacto com instrumentos musicais.
- Possibilitar o alargamento da cultura musical.
- Promover o gosto pelas danças e cantares.
- Utilizar a música como meio de aprendizagem.
- Utilizar a linguagem oral como canal eficaz da expressão, socialização e comunicação.
- Adquirir e alargar o vocabulário.
- Representar acontecimentos, histórias e visitas através do desenho.
Atividades
1.º periodo
Através da história da autoria de Alexis Tolstoi, “O nabo gigante”, explorar diferentes áreas do saber: área de formação pessoal e social, área de conhecimento do mundo, expressão musical, expressão dramática e domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. Articulação com o projeto PES “Semana da alimentação” e A LER+.
2.º periodo
A Exploração da História “A Ovelhinha que veio para jantar”é desenvolvida em torno da temática da amizade e dos afetos o que irá facilitar a articulação com o projeto PES na “Semana dos afetos”.
3.º periodo
A história “Os três terríveis porquinhos” permitirá momentos de exploração onde será possível trabalhar diferentes áreas do saber, como sejam o domínio da matemática, o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e ainda a área de formação pessoal e social relacionados com o projeto de cada plano de grupo.
Agenda
Procurar mais eventos
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
|
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
- - - |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
DN_T |
|
Não há eventos neste dia
Procurar mais eventos
Não há eventos agendados
Procurar mais eventos
Não há eventos agendados
You have no events
-
horas
- horas
- dias
- semanas
stec_replace_summary
stec_replace_location
stec_replace_timespan
Featured
stec_replace_summary
stec_replace_date
Informação sobre o Evento
Localização
Agendar
Guests
Participação
Forecast
Comentários
stec_replace_summary
-
stec_replace_titleOrganizador de stec_replace_eventstec_replace_aboutstec_replace_social
-
0
days
-
0
hours
-
0
minutes
-
0
seconds
Participar
Decline
Event expired
Evento a decorrer
Anexos
-
stec_replace_desc
Downloadstec_replace_size
Localização
stec_replace_location
Obter direções
Obter direções
Could not find route!
Details
No schedule
- stec_replace_social
stec_replace_name
stec_replace_about
You are invited to this event!
-
Participar
-
Decline
-
-
stec_replace_status
stec_replace_name
Weather data is currently not available for this location
Weather Report
Hoje stec_replace_today_date
stec_replace_current_summary_text
stec_replace_current_temp °stec_replace_current_temp_units
Wind stec_replace_current_wind stec_replace_current_wind_units stec_replace_current_wind_direction
Humidade stec_replace_current_humidity %
Feels like stec_replace_current_feels_like °stec_replace_current_temp_units
Forecast
Data
Metereologia
Temp
stec_replace_date
stec_replace_icon_divstec_replace_min / stec_replace_max °stec_replace_temp_units
Próximas 24 horas
Powered by Forecast.io
[Ver a Agenda completa]