Promoção e Educação para a Saúde (PES)

O Projeto Promoção e Educação para a Saúde (PES) é transversal a todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar ao 3.º ciclo) e desenvolve-se nos diferentes níveis de forma integrada no currículo de acordo com os conteúdos/ objetivos/metas/aprendizagens essenciais a trabalhar em cada momento e em articulação com as disciplinas de Oferta Complementar, Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos). O principal objetivo é contribuir para a prevenção de comportamentos de risco e promoção de comportamentos saudáveis na área dos seguintes temas: Saúde Mental e Prevenção da Violência, Educação Alimentar, Atividade Física, Comportamentos Aditivos e Dependências e Afetos e Educação para a Sexualidade.

Desde o ano letivo de 2008/2009 que o Agrupamento de Escolas André Soares (AEAS) tem desenvolvido parcerias com entidades que permitem implementar projetos e proporcionar o desenvolvimento de diversas atividades em temáticas da educação para a saúde.

Parceiro privilegiado tem sido a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Assucena Lopes Teixeira, cujo enfermeiro de saúde escolar tem desenvolvido dinâmicas formativas com todos os alunos do AEAS em temáticas tão diversas como prevenção da violência, igualdade de género, sexualidade, higiene, alimentação, postura, atividade física, prevenção de acidentes, indo ao encontro quer das solicitações dos alunos, quer das necessidades identificadas pelos educadores/docentes titulares de turma/diretores de turma. Destacam-se ainda as atividades direcionadas aos alunos com NEE, que proporcionam ao mesmo tempo um reforço das atividades dos docentes de educação especial.

Das atividades do PES destacam-se as Semanas Temáticas (Semana da Alimentação, Semana da Prevenção e Semana dos Afetos) que fazem parte do Plano Plurianual do AEAS e que incluem muitas iniciativas; são diversas as atividades realizadas em articulação com os departamentos curriculares e com as bibliotecas escolares e que envolvem os encarregados de educação (ex: Sarau dos Afetos, Tertúlias, Caminhadas). Destaca-se também a dinamização do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) com promoção de concursos alusivos a diversos temas relacionados com a promoção de estilos de vida saudáveis, realização de campanhas de sensibilização, sessões específicas com grupos de alunos e esclarecimento individual das suas dúvidas.

Em resultado da candidatura ao Selo Escola Saudável, o Agrupamento de Escolas André Soares obteve a menção mais elevada, Selo Escola Saudável, nível III (Avançado), atribuído pela Direção Geral da Educação. Foi reconhecido o mérito das nossas práticas na promoção da saúde que envolvem toda a comunidade educativa e desenvolvem competências de saúde e bem-estar.

Documentos e informação adicional
  • Agenda