Residência artística em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II

Os alunos do 2.º ciclo e a artista Tânia Dinis estão na fase final do projeto oficina artística “Nostalgia da Imagem” que envolve teatro e tecnologia no âmbito do Programa Frutos inserido na Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, numa parceria com o Plano Nacional das Artes (PNA). O Programa Frutos pretende promover ações pedagógicas dirigidas aos alunos, aproximando as gerações mais jovens das artes performativas e fomentando a sua participação cultural e o pensamento crítico.
A apresentação do trabalho produzido decorrerá durante a próxima semana em vários espaços da Escola André Soares.
Nesta residência artística, que decorreu durante o 3.º período, a artista Tânia Dinis trouxe a prática artística para o ambiente pedagógico do espaço escolar, emergindo um trabalho de pesquisa e de criação sobre a intimidade, a memória.
A atividade realizou-se através de um confronto com o arquivo fotográfico, com os álbuns de família, (álbuns antigos e os novos álbuns digitais ) com a teatralidade que se encontra na imagem fotográfica:  fotografia encenada, ensaiada, que desde o seu início deixa realçar como a performance já estava presente nesta linguagem, através do uso do enquadramento, cenários, interpretação, figurinos.


Mini Mapa Sonoro à descoberta de Braga – Parceria com a cidade japonesa de Sapporo


E se construísses um mapa digital com diversos sons da cidade de Braga? O Mini Mapa Sonoro propôs uma viagem à descoberta dos sons do património de Braga, em que se procurou identificar e gravar as referências sonoras dos alunos da turma 7.º A. Em seguida, as descobertas sonoras foram ilustradas e darão origem a um mapa visual e sonoro.
Desde 2018, este projeto tem viajado por várias escolas do concelho de Braga, tendo dado origem a mais de uma centena de mapas. Neste Mini Mapa Sonoro à descoberta de Braga, faremos uma parceria com Sapporo - a quinta maior cidade do Japão.


A apresentação de 'Cartografias Imaginárias' decorreu no dia 27 de março, no arranque da Semana da Leitura em Braga na blackbox (gnration).


No âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, os estudantes do 3.º ciclo da EB 2,3 André Soares de Braga e do Collège Lycée Notre-Dame Providence de Enghien-les-Bains, colaboraram numa serie sessões de grupo e de residências artísticas em cada uma das cidades envolvidas, com o objetivo de construir um objeto audiovisual.
A iniciativa, que juntou alunos das duas cidades da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, resultou numa curta-metragem intitulada ‘Cartografias Imaginárias’. De acordo com Joana Miranda, coordenadora geral da Braga Media Arts, o projeto "desafiou os alunos a colocarem por palavras as suas memórias e sentimentos".
:: mais informação em rum.pt


Diários de Bordo (montagem e produção da animação)

Nesta fase do trabalho os alunos das turmas  do 3.º D, 3.º E e 4.º D da Ponte Pedrinha dedicam-se ao trabalho experimental de montagem que resultará  na animação com recurso às Media Arts.



Diários de Bordo é um projeto dedicado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico que parte de técnicas plásticas e digitais para estimular a criatividade e sensibilidades artísticas. Na juncão dos pontos em comum entre a fotografia, a criatividade e a tecnologia, os alunos têm a oportunidade de criar um filme de animação onde são representados sonhos saídos de uma máquina idealizada pelo coletivo.

O projeto está a ser implementado no espaço escola pelo artista plástico Carlo Giovani no âmbito do Projeto Cultural de Escola (PCE) centrado nas Media Arts em parceria com o Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts.


WE! Workshops de Experimentação: Vamos reutilizar velhos aparelhos eletrónicos?


As coisas no mundo mudam cada vez mais rápido. Novos aparelhos eletrónicos são inventados a toda a hora para tornar as nossas vidas mais fáceis e rápidas. Coisas cada vez mais pequenas e com mais funcionalidades dão a lugar a outras maiores. Pelo caminho, muitas invenções deixam de ser utilizadas e são arrumadas nas gavetas lá de casa — quem ainda se lembra de andar pelas ruas com um discman ou um walkman? Todas essas coisas já não fazem parte do nosso dia-a-dia, mas continuam a existir (nas nossas gavetas, é certo) e muitas vezes transformam-se em objetos-resíduos inconvenientes que sobrevivem em habitats naturais. E se conseguíssemos reutilizar essas máquinas do passado e dar-lhes uma nova vida?
Nesta oficina com os alunos das turmas 5.º D e 6.º F transformamos velhos aparelhos em objetos especiais que contam histórias através de sons calmos ou loucos e imprevisíveis!


Diários de Bordo

 

Diários de Bordo é um projeto dedicado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico que parte de técnicas plásticas e digitais para estimular a criatividade e sensibilidades artísticas. Na juncão dos pontos em comum entre a fotografia, a criatividade e a tecnologia, os alunos têm a oportunidade de criar um filme de animação onde são representados sonhos saídos de uma máquina idealizada pelo coletivo.
Nesta etapa do projeto vemos as turmas 3.º D, 3.º E e 4.º D da Ponte Pedrinha numa fase intermédia do projeto em que o entusiasmo, a dedicação e o talento criativo terão um realce especial no produto final.

O projeto está a ser implementado no espaço escola pelo artista plástico Carlo Giovani no âmbito do Projeto Cultural de Escola (PCE) centrado nas Media Arts em parceria com o Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts.


 Alunos do 9.º D participam no Soundcheck


UM, DOIS...SOM! enuncia um teste de som (SOUNDCHECK) e foi com esta proposta que a turma 9.º D do Agrupamento de Escolas André Soares trabalhou na preparação do som que o público iria ouvir.
Foram cinco sessões de trabalho em que se fez uma viagem pelo universo sonoro dos alunos/participantes, partilhando gostos e referências musicais no sentido de descobrir a sua escuta coletiva e o que têm para dizer ao microfone. Daqui resultou um dos temas musicais que se ouviram no Soundcheck durante a atuação na Blackbox do gnration na manhã do dia 18 de novembro.

Alunos do 9.º D no primeiro  ensaio no gnration

fonte : Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts / Teatro da Didascália
 


 PoN! A ilha dos Tatus

O projeto PoN! A ilha dos Tatus (PoN é o acrónimo para “politics of nature”) parte da premissa de que os jovens europeus estão na vanguarda mundial pela ação climática, mas que, para travar o aquecimento global, será necessária uma transformação em escala massiva. Em PoN!, os jogadores são pacíficos Tatus que vivem numa ilha ameaçada por terríveis robôs que cortam árvores, poluem rios, mineram e queimam, destruindo a natureza. Perante tamanha devastação, o ecossistema da ilha fica cada vez mais instável, podendo entrar em colapso e desaparecer por completo. Um grupo de corajosos tatus decide enfrentar os robôs e proteger a ilha. E é aí que eles descobrem que os seus inimigos não são simples máquinas. São outros tatus, como eles, mas que estão presos em cascas robóticas, incapazes de pensar ou agir por si próprios. Os jogadores precisam, então, de trabalhar em equipa e libertar os seus amigos do domínio robótico, para que juntos, todos defendam a natureza e ajudem a restabelecer o equilíbrio da ilha.

É neste contexto que existe uma parceria entre o Projeto Cultural de Escola e o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil, de modo a incentivar uma interação construtiva em rpol do ambiente entre alunos do 9.º ano da Escola André Soares e alunos de um colégio no Paraná.
Os objetivos são comprometer e conectar a juventude, além das fronteiras sociais, pela causa do clima e da sustentabilidade; criar momentos de partilha e reflexão sobre a relação Homem versus Natureza; inferir da necessidade de reavaliarmos nossos atos, visando à preservação do meio ambiente no sentido de deixar uma morada digna às futuras gerações; repensar alguns hábitos para evitar o esgotamento dos recursos naturais.
 


 WE! Workshops de Experimentação: Pi PII PIIIIII!!! So(m)-Soni-Sonificação

A turma 8.º H participou numa atividade, no dia 8 de novembro ,  WE! Workshops de Experimentação: Pi PII PIIIIII!!! So(m)-Soni-Sonificaçãoque consta da programação do Projeto Cultural de Escola (PCE).  Este workshop decorreu no gnration através do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts (espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia).
Durante a atividade aquilo que mais despertou a atenção dos alunos foi talvez o equipamento tecnológico que tinham ao dispor para desenvolverem a atividade, como computadores e os aparelhos para criar sons. Acharam interessante, porque aprenderam a converter dados em gráficos e depois transformar essa mesma informação em som.
Consideraram que esta atividade é “arte”, porque a partir de uma informação de dados criaram sons para transmitir essa mesma informação, aplicando conceitos de duração, intensidade, timbre e frequência, transmitindo assim, a mensagem de uma forma mais agradável e motivadora. Música é arte!
Os alunos também destacaram que o gnration é um espaço cultural e arquitetónico interessante e acolhedor que proporciona atividades de aprendizagem a quem o visitar.


 


 WE! Workshops de Experimentação: vamos fazer música concreta?

Inserir novos contextos ao âmbito compositivo, agregando a utilização de qualquer elemento sonoro na criação de uma obra musical e acrescentar à formação musical clássica novos contextos criativos de produção musical.
Foi neste ambiente de descoberta e de procura de novas sonoridades, que os alunos do 8.º G, experimentaram a composição de música concreta através da manipulação dos sons que os rodeiam e que inúmeras vezes não damos atenção, mas que depois de trabalhados podem dar origem a composições com muita harmonia.
Aqui fica o testemunho da Maria Moura,

Em toda a visita, o que me cativou mais foi a parte inicial onde estávamos na roda e nos “apresentámos”. Eu achei pertinente, porque fiquei a conhecer melhor os meus colegas. Penso que o que fiz foi arte, porque fiz música com coisas que nunca imaginei. Seria fixe participar noutras atividades relacionadas com as Media Arts. Achei o espaço do gnration grande, mas acolhedor e muito bonito. A partir de hoje vejo a música de outra maneira, pois percebi que não precisamos propriamente de instrumentos, podemos usar o que temos à nossa volta.
A arte pode mudar muito a nossa forma de pensar.

 


 Cartografias Imaginárias

Temporada França – Portugal – Projeto “Cartografias Imaginárias”,  nos dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho de 2022, em Enghien- les- Bains (França) , no âmbito do Projeto Cultural de Escola.
Na segunda residência artística, desta vez em Enghien-les-Bains, em França, os alunos da nossa escola, reforçaram os laços de amizade e culturais em volta do projeto “Cartografias Imaginárias”, no âmbito do Projeto Cultural de Escola (PCE).  Desta vez, foram os alunos franceses de Enghien a receber os alunos portugueses nas suas residências, naquela cidade.
Este momento permitiu apresentar este fantástico projeto “Cartografias Imaginárias”, no Centre des Arts d’ Enghien-les-Bains no qual os alunos franceses e portugueses tiveram a oportunidade e o privilégio de participar.
Agora, no dia 7 de junho de 2022, pelas 18h30, será a vez da apresentação do trabalho final, no Auditório de Braga Simões, na Escola André Soares.
Obrigado a todos que permitiram esta experiência que acompanhará os nossos alunos por muito tempo, criando laços com a cultura e a língua francesas. 

A todos, muitos parabéns!!
 


 WE! Workshops de Experimentação: Robótica para crianças


No âmbito do Projeto Cultural de Escola (PCE) as turmas 5.º F e 6.º H participaram no WE! Workshops de Experimentação: Robótica para crianças. Este Workshop decorreu no gnration - Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts (espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia).
Durante o workshop, em que robôs, arte e matemática se misturaram, os alunos criaram algoritmos simples para resolução de problemas através da criação de artefactos digitais diversificados, fomentando o pensamento computacional, a imaginação e a criatividade.
fotos: Lais Pereira/Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts
 


 Galeria de imagens e testemunho dos alunos sobre o Projeto “Cartografias Imaginárias”


Temporada França – Portugal – Projeto  “Cartografias Imaginárias” Intercâmbio Media Arts com Enghien- les-Bains,  nos dias 19, 20, 21 e 22 de abril de 2022, em Braga, no âmbito do Projeto Cultural de Escola
Terminada a permanência dos alunos franceses nas nossas residências, podemos concluir que esta experiência foi uma oportunidade única para crescermos como pessoas e enriquecermos a nossa cultura porque estivemos em contato com pessoas de hábitos e língua diferentes dos nossos, o que nos ajudou a, por exemplo, melhorar o nosso francês.
Foi importante para conhecermos novas pessoas e fazermos novos amigos, que esperamos que fiquem para a vida toda. 
É estranho pensar como em apenas três dias todos ficamos tão próximos e conectados.
Por fim, queremos agradecer por esta oportunidade incrível e esperar que os dias que estivermos em Enghien- les- Bains sejam tão intensos como os que passámos, aqui, em Braga.
Ana Dias e Maria Costa (9H)

 

Saison Franco-portugaise – Projet « Cartographies imaginaires » Échange d'Arts Médiatiques avec Enghien-les-Bains, le 19, 20, 21 et 22 avril 2022, à Braga, dans le cadre du Projet Culturel de l'École
Le séjour des étudiants français dans nos résidences étant terminé, on peut conclure que cette expérience a été pour nous une occasion unique de grandir en tant que personnes et d'enrichir notre culture, car nous étions en contact avec des personnes ayant une langue et des habitudes différentes des nôtres, ce qui nous a permis, par exemple, d'améliorer notre français.
Ça a été important pour nous de rencontrer de nouvelles personnes et de nous faire de nouveaux amis, qui, nous l'espérons, resteront pour la vie.
C'est étrange de penser qu'en seulement trois jours, nous sommes devenus si proches et si connectés. 
Finalement, nous voulons vous remercier pour cette incroyable opportunité et nous espérons que les jours que nous passerons à Enghien -les- Bains seront aussi intenses que ceux que nous avons passés, ici, à Braga.
 


 Alunos do 5.º ano desenvolvem Mini Mapa Sonoro com Media Arts

No âmbito do Projeto Cultural de Escola, os alunos do 5.º D, 5.º H e 5.ºI  trabalharam  competências de diferentes áreas e construíram os Mini Mapas Sonoros que podemos experimentar nos links abaixo.
Mini Mapa Sonoro 5.º D
Mini Mapa Sonoro 5.º H
Mini Mapa Sonoro 5.º I

O Mini Mapa Sonoro é um projeto de serviço educativo destinado a crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, mas que já abraçou outros públicos desde o seu início: idosos, crianças do 1.º ciclo, jovens do ensino secundário, pessoas com deficiência, entre outros. O Mini Mapa Sonoro convida um grupo ou turma a fazer a sua própria viagem pelo património material e imaterial de Braga. Partindo de dez locais relevantes para os alunos, a aventura passa por captar os sons que os rodeiam e ilustrar o seu próprio mapa através de texto, desenhos, pinturas, colagens ou fotografias. No final, este mapa ficará disponível digitalmente em forma de mapa interativo visual e sonoro. 

Que competências trabalhamos neste projeto?
Pela sua forte componente interdisciplinar, o Mini Mapa Sonoro tem a capacidade de fazer convergir diferentes áreas curriculares.
A área artística, através do recurso ao som e imagem, mas também ao património material e imaterial das cidades, é um dos esteios desta atividade. A sensibilidade artística e estética é trabalhada através da prática colaborativa e da experimentação.
A componente cultural, aqui potenciada pelo papel e importância do património, é a base para a consciencialização das diversas possibilidades criativas. Ao mesmo tempo que se fomenta esta relação com a cidade, tanto individual como coletiva, o projeto abraça a importância da consciência e responsabilidade ambiental e social. Paralelamente, fomenta-se o uso de linguagens simbólicas para representar o real e o imaginado.
A componente tecnológica é outro dos pilares fundamentais do projeto: aqui são trabalhadas competências técnicas, através da manipulação e manuseamento de materiais e instrumentos de captação, transformação e criação de novos produtos. O participante irá, assim, contribuir para a criação de um produto artístico e tecnológico, gerador de novos sentidos.
Ao nível das competências de relacionamento interpessoal, o projeto foca-se no trabalho em equipa, na partilha e colaboração. É fundamental a valorização da diversidade de perspectivas, o debate e a tomada de decisões conjuntas.
Em termos individuais, a par com as competências já elencadas, o projeto deverá contribuir para o sentido crítico e capacidade de observação, explorando diferentes formas de trabalho de forma livre e informal. Temáticas abordadas:
Paisagens sonoras: ecologia acústica; escuta atenta; património material e imaterial; media arts; ferramentas digitais; captação sonora; expressão visual; acessibilidade; inclusão.

:: fonte: Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts

Após o visionamento do trabalho, os alunos expressaram as suas opiniões sobre a atividade. Apresentam-se alguns registos:
“Eu adorei o projecto do mini mapas sonoros. Descobri que a audição é muito importante e agora presto mais atenção aos seus que me rodeiam. Adorei e faria de novo.”
 Enzo

“Nunca tinha ouvido falar em Media Arts, mas por causa desta atvidade tenho estado mais atento aos sons da minha escola e da natureza. Esta atividade ajudou-me a não fazer tanto barulho para conseguir ouvir os sons da natureza.”

Fábio

“Eu gostei muito do desenho e da actividade e também da Marta e da Inês. Esta actividade fez-me estar mais atenta para os sons à minha volta.”

Maria Carvalho

“O que eu mais gostei foi que nós tínhamos de rir, adorei e espero fazer de novo.”

Lucciano

“Adorei o resultado final, pois pareceu uma magia linda e uma coisa inesquecível.”

Frederica

A atividade é muito interessante, descobri que desenhava melhor do que eu pensava e ouvi sons que nunca tive oportunidade de ouvir, como as pessoas a escreverem.”

Mariana

“Gostei muito desta actividade com a Inês e com a Marta porque elas mostram tudo o que há no ambiente que nos rodeia.”

Ariana


 

WE! Workshops de Experimentação: vamos fazer rádio?

No Workshop de Experimentação: vamos fazer rádio?, os alunos do 8.º B e 9.º H criaram e programaram conteúdos para uma rádio virtual, tendo gravado sessões em que a música, os jingles promocionais, a meteorologia, a comédia, as notícias, a entrevista e desporto.
Através das experiências sonoplásticas puderam sentir o ambiente que se vive nos bastidores do trabalho radiofónico.
Com esta atividade os alunos trocaram  o status de consumidor por produtor da informação. o que possibilitou o desenvolvimento de competências e de conhecimentos ao nível da comunicação, produção de conteúdos e trabalho em grupo. 
As imagens e vídeos abaixo são um pequeno excerto do trabalho desenvolvido.




 

 WE! Workshops de Experimentação: o que acontece atrás das câmaras?

Luzes, câmara, ação! A Escola André Soares participou na primeira sessão do ciclo de #workshops destinados à comunidade escolar, “WE! Workshops de Experimentação: o que acontece atrás das câmaras?”. Nesta oficina, orientada por Maria Ana Marques e Inês Moreira, os alunos ocuparam funções de figuras principais do #cinema, como o realizador, produtor ou o diretor de fotografia. No final, colocaram mãos à obra e realizaram um filme.
Nas fotos e vídeos abaixo temos uma pequena amostra do entusiasmo e aprendizagens que estas experiências proporcionam no convívio com a arte e a experimentação.



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O Projeto Cultural de Escola (PCE) é uma das medidas do plano de ação estratégica do Plano Nacional das Artes (PNA), integra o Eixo C (Educação e Acesso) do programa, Indisciplinar a Escola.
O mote do Barroco às Media Artsé o alicerce do projeto que pretende contribuir para um perfil de aluno/cidadão que viva/olhe para a arte nas suas múltiplas expressões como algo natural/espontâneo em si, uma necessidade vivida por cada um.
É no legado e no traço da matriz cultural do Patrono do Agrupamento que se pretende construir um percurso com uma identidade reconhecida, mas com uma visão criativa e de futuro.

As Media Arts resultam do cruzamento entre arte, comunicação e tecnologia digital e é nesse encontro que se propõe:
— promover a presença das artes na escola de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas;
— reforçar a identidade do agrupamento considerando o seu contexto territorial, social e cultural;
— trazer a arte através de possibilidades experimentais;
— criar espaços e momentos de partilha.

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