Grande Desempenho do Agrupamento André Soares no Corta-Mato Distrital

No dia 28 de janeiro de 2025, realizou-se em Vizela o Corta-Mato Distrital da CLDE de Braga, onde os alunos apurados no nosso Corta-Mato Escolar representaram, com orgulho, a Escola André Soares neste grande evento, que contou com a participação de milhares de crianças.
Apesar das condições meteorológicas adversas, os nossos alunos demonstraram uma enorme determinação, dando o seu melhor em todas as provas, com motivação e empenho.
Honraram os seus compromissos com dedicação e alcançaram excelentes resultados:
Infantil A Feminino
– 2.º lugar individual
– 5.º lugar coletivo
Infantil B Feminino
– 2.º lugar individual
– 10.º e 11.º lugares individuais
– 1.º lugar coletivo
Infantil B Masculino
– 3.º lugar individual
– 8.º lugar individual
 Iniciados Femininos
 – 5.º lugar coletivo

O desempenho dos nossos alunos foi exemplar, e estamos muito orgulhosos da sua participação e do espírito desportivo demonstrado.
Parabéns a todos pelo esforço e pela magnífica representação da nossa escola! 


 

Horta Solidária

 
 
Hoje, num encontro informal (dia 18 de janeiro), mas repleto de generosidade e envolvimento de todos os presentes, começámos a “fornecer” os primeiros produtos hortícolas da nossa Horta Solidária.
Fomos calorosamente acolhidos pela Dra. Helena e a sua dedicada equipa de voluntários, que confecionam refeições diárias e as fazem chegar a diversas famílias, juntamente com outros bens alimentícios e produtos de utilidade variada.
Tivemos ainda o privilégio de ser contemplados com uma visita guiada pela Dra. Helena aos espaços que compõem esta associação solidária, uma resposta social de emergência alimentar.
A Dra. Helena, sem olhar ao tempo, fez questão de ser ela própria, juntamente com as crianças, a entregar os nossos produtos na cozinha da sede.
Foram momentos de partilha, repletos de promessas de ajuda a esta associação por parte dos presentes.
Foi um acontecimento de excelência, marcado pelo agradecimento à coordenadora do pré-escolar, que representou também a Dra. Graça, diretora do Agrupamento de Escolas André Soares; às educadoras de Ponte Pedrinha; à Presidente da Associação de Pais de Ponte Pedrinha; aos representantes de pais de cada grupo do JI de Ponte Pedrinha; e ao Presidente da União das Freguesias de Lomar e Arcos, destacando todo o empenho e grandiosidade dos nossos grandes pequeninos, promovendo valores tão nobres como a solidariedade, a partilha e a generosidade!!!

A Horta Solidária irá crescer todos os dias, fornecendo sorrisos e um brilho especial a quem dela mais necessita!


 

As Janeiras no JI de Ponte Pedrinha

As Janeiras ou os reis a nós tanto nos faz…
O importante é viver as tradições e dar-lhes continuidade!!
O JI Ponte Pedrinha vivenciou as tradições que marcam a nossa cultura, a cultura portuguesa…
Aproveitando os bonitos dias de sol, com as vozes afinadas percorremos as ruas próximas do JI.
Fomos muito bem recebidos e, como forma compensação, deixamos no olhar de quem nos viu o encanto e a recordação de outros tempos, que fazemos por não deixar cair em esquecimento.
Vivam os Reis…. Vivam as nossas tradições.


 

Desporto Sobre Rodas: Conquistas semanais na escola!

O Clube Desportivo “Desporto Sobre Rodas” do agrupamento André Soares, continua impulsionado pela motivação e entusiasmo dos alunos nas atividades propostas com o uso de bicicletas.
Neste segundo período, mantivemos, semanalmente, a realização de atividades que envolvem bicicletas, como circuitos e gincanas, tanto dentro como fora da escola, dependendo das condições meteorológicas. Estas atividades têm sido desenvolvidas com os alunos do 2.º ciclo e, agora, com grande satisfação, integramos os alunos do 4.º ano da escola de S. Lázaro, que aderiram com enorme entusiasmo e motivação.
Em cada semana temos sempre novas conquistas: os alunos superam dificuldades, ganham confiança e aprendem a andar de bicicleta. É muito gratificante!
Estamos empenhados em continuar a promover e incentivar estas aprendizagens no “saber andar de bicicleta”, destacando o ciclismo como uma prática desportiva, uma alternativa de transporte saudável e uma escolha sustentável. A alegria  dos alunos é palpável, e o entusiasmo com cada nova experiência sobre duas rodas deixa-nos orgulhosos.


 

Teia de Saberes e Afetos

Vivemos a grande festa da abertura da Braga 25, a capital portuguesa da cultura. Um grande aplauso com muitos desejos de que esta onda cultural se perpetue, esta onda já bem enraizada na comunidade bracarense. 2025 promete! Mal entre fevereiro estaremos muito próximos de mais comemorações, mais reconhecimento, também contributo para esta sementeira de cultura.
É já no próximo dia treze de fevereiro que a comunidade André Soares festejará o Dia do Agrupamento. Durante o dia todos os seus estabelecimentos de ensino estarão abertas à comunidade educativa e, em substituição das atividades letivas, todos os momentos serão dedicados à partilha, experimentação/ciência, atividades de programação, impressão/modelação 3D, exposições, mostras diversas, atividades desportivas, torneios, jogos lúdicos e de tabuleiro, campeonatos, encontros com Camões, pintura, música, dança, teatro e um vasto leque de atividades promovidas pelos programas de educação para a saúde, ecoescolas, pelas bibliotecas escolares, por todas as escolas, por todos os departamentos, grupos, clubes. Um programa só possível por reunir as vontades e os esforços de todos os elementos desta comunidade, o trabalho dos alunos, a colaboração, a atenção constante dos assistentes operacionais, a dedicação de todas as educadoras de infância e de todos os professores, o envolvimento das famílias, as parcerias com entidades e instituições que incentivam o derrube dos muros, outras visões e perceções, outras oportunidades tão valiosas, complementando o percurso e a capacitação dos alunos.

:: Página com as crónicas da Dra. Maria Graça Moura


Talento e dedicação no 1.º Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas de 2025

Realizou-se a 15 de Janeiro o 1.º Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas (ARE) de 2025 na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, organizado pela CLDE de Braga. A Escola André Soares esteve brilhantemente representada por 26 alunas e 4 juízes-árbitros, tendo apresentado 2 coreografias de Rope Skipping, com uma prestação notável! 
De forma geral, as escolas participantes transformaram este evento num momento esportivo elevado, marcado por coreografias dinâmicas. Com cerca de 300 alunos, o ambiente foi dominado por movimentos característico das coreografias de danças modernas, aeróbicas, danças urbanas, sociais e Rope Skipping, onde atuaram perante mais de 40 juízes.
Todas as escolas participantes estão de parabéns por contribuírem para o sucesso deste encontro, no entanto deixamos um agradecimento especial para as nossas alunas pelo empenho incansável e pela dedicação exemplar demonstrada ao longo dos treinos! O seu esforço, disciplina e paixão foram fundamentais para o sucesso alcançado neste Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas. Que continuem a brilhar e a levar a sua energia contagiante, elevando sempre o bom nome da escola André Soares!


 

PES/Projeto + Atitude – Formação Assistentes Operacionais



No passado dia 19 de dezembro entre as 9h30 e as 12h30, durante a interrupção letiva do Natal, os Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas André Soares realizaram uma formação sobre “Gestão de stress e conflitos”. A sessão foi dinamizada pelo Projeto “+ Atitude” da Juventude da Cruz Vermelha de Braga, parceiro do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde – PES.
Esta formação teve como principal objetivo definir estratégias para gerir situações conflituosas com e entre os alunos, e desenvolver técnicas de gestão de stress.
Parabéns aos participantes pelo interesse e empenho que manifestaram durante esta manhã de enriquecimento pessoal e de partilha.
Equipa PES