https://www.aeandresoares.pt/wp-content/uploads/2018/12/Banner_bibliotecas-756x253.png

A missão das bibliotecas do Agrupamento de Escolas André Soares é formar leitores competentes e críticos. Somos uma Escola ALer+ que pretende que a leitura faça parte do dia a dia dos nossos alunos e que, através de atividades variadas, os alunos desenvolvam competências de leitura e de literacias com acesso aos diferentes tipos e suportes de leitura.

André Soares a ALer+
O projeto aLer+ 2027, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destina-se a apoiar escolas que pretendam desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler, tendo por base novas estratégias e práticas, não só em contextos formais de aprendizagem, mas, também, noutros contextos de socialização da leitura, digitais, não formais e informais.

Todos Juntos Podemos Ler
O projeto Todos Juntos Podemos Ler destina-se a criar bibliotecas inclusivas de forma incluir todos os alunos em atividades de leitura. No ano 2012/2013 apresentamos uma candidatura que veio a ser apoiada financeiramente pela Rede Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional de Leitura. Desde então desenvolvemos várias atividades de leitura destinadas aos alunos com necessidades educativas especiais. Integra também este projeto um grupo de utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPCDM) de Gualtar, que mensalmente vem à biblioteca André Soares desenvolver atividades de desenvolvimento de literacias várias.

Todos@Ler
O projeto Todos@Ler resultou de uma candidatura Ideias de Mérito à Rede Bibliotecas Escolares e que veio a ser financiado permitindo a aquisição de 30 tabletes e de livros digitais. Este projeto de leitura destina-se às turmas de 7.º ano e resumidamente consiste em:
- Ler um livro, em cada período, de um dos autores da escola ou de um outro à escolha.
- Elaborar uma Ficha de Leitura e enviar por email à professora de Português.
- Produzir um conteúdo digital sobre o livro lido ou sobre o escritor com recurso a ferramentas da web, com o apoio da disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação.
O conteúdo digital é depois divulgado no site e serve de base da apresentação oral na disciplina de português.

Site de Apoio às Bibliotecas do Agrupamento

Boletim das Bibliotecas

Dezembro de 2018
 Novembro de 2018

  • Agenda