Alunos do 5.º ano desenvolvem Mini Mapa Sonoro com Media Arts

No âmbito do Projeto Cultural de Escola, os alunos do 5.º D, 5.º H e 5.ºI  trabalharam  competências de diferentes áreas e construíram os Mini Mapas Sonoros que podemos experimentar nos links abaixo.
Mini Mapa Sonoro 5.º D
Mini Mapa Sonoro 5.º H
Mini Mapa Sonoro 5.º I

O Mini Mapa Sonoro é um projeto de serviço educativo destinado a crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, mas que já abraçou outros públicos desde o seu início: idosos, crianças do 1.º ciclo, jovens do ensino secundário, pessoas com deficiência, entre outros. O Mini Mapa Sonoro convida um grupo ou turma a fazer a sua própria viagem pelo património material e imaterial de Braga. Partindo de dez locais relevantes para os alunos, a aventura passa por captar os sons que os rodeiam e ilustrar o seu próprio mapa através de texto, desenhos, pinturas, colagens ou fotografias. No final, este mapa ficará disponível digitalmente em forma de mapa interativo visual e sonoro. 

Que competências trabalhamos neste projeto?
Pela sua forte componente interdisciplinar, o Mini Mapa Sonoro tem a capacidade de fazer convergir diferentes áreas curriculares.
A área artística, através do recurso ao som e imagem, mas também ao património material e imaterial das cidades, é um dos esteios desta atividade. A sensibilidade artística e estética é trabalhada através da prática colaborativa e da experimentação.
A componente cultural, aqui potenciada pelo papel e importância do património, é a base para a consciencialização das diversas possibilidades criativas. Ao mesmo tempo que se fomenta esta relação com a cidade, tanto individual como coletiva, o projeto abraça a importância da consciência e responsabilidade ambiental e social. Paralelamente, fomenta-se o uso de linguagens simbólicas para representar o real e o imaginado.
A componente tecnológica é outro dos pilares fundamentais do projeto: aqui são trabalhadas competências técnicas, através da manipulação e manuseamento de materiais e instrumentos de captação, transformação e criação de novos produtos. O participante irá, assim, contribuir para a criação de um produto artístico e tecnológico, gerador de novos sentidos.
Ao nível das competências de relacionamento interpessoal, o projeto foca-se no trabalho em equipa, na partilha e colaboração. É fundamental a valorização da diversidade de perspectivas, o debate e a tomada de decisões conjuntas.
Em termos individuais, a par com as competências já elencadas, o projeto deverá contribuir para o sentido crítico e capacidade de observação, explorando diferentes formas de trabalho de forma livre e informal. Temáticas abordadas:
Paisagens sonoras: ecologia acústica; escuta atenta; património material e imaterial; media arts; ferramentas digitais; captação sonora; expressão visual; acessibilidade; inclusão.

:: fonte: Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts

Após o visionamento do trabalho, os alunos expressaram as suas opiniões sobre a atividade. Apresentam-se alguns registos:
“Eu adorei o projecto do mini mapas sonoros. Descobri que a audição é muito importante e agora presto mais atenção aos seus que me rodeiam. Adorei e faria de novo.”
 Enzo

“Nunca tinha ouvido falar em Media Arts, mas por causa desta atvidade tenho estado mais atento aos sons da minha escola e da natureza. Esta atividade ajudou-me a não fazer tanto barulho para conseguir ouvir os sons da natureza.”

Fábio

“Eu gostei muito do desenho e da actividade e também da Marta e da Inês. Esta actividade fez-me estar mais atenta para os sons à minha volta.”

Maria Carvalho

“O que eu mais gostei foi que nós tínhamos de rir, adorei e espero fazer de novo.”

Lucciano

“Adorei o resultado final, pois pareceu uma magia linda e uma coisa inesquecível.”

Frederica

A atividade é muito interessante, descobri que desenhava melhor do que eu pensava e ouvi sons que nunca tive oportunidade de ouvir, como as pessoas a escreverem.”

Mariana

“Gostei muito desta actividade com a Inês e com a Marta porque elas mostram tudo o que há no ambiente que nos rodeia.”

Ariana