Alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação da Escola Básica do Carandá foram convidados, no final da tarde de ontem, a amarrotarem uma folha de papel de revista. Desafio estranho para quem se deslocou ao auditório Braga Simões, na EB23 André Soares, para a cerimónia de entrega de diplomas de mérito, mas com o qual se chamou a atenção para as marcas que o “BULLYING” provoca nos alunos e noutros agentes da comunidade educativa.
A coordenadora da Escola Básica do Carandá explicou que com aquele «pequeno gesto» pretendeu-se contribuir para a mudança de atitudes que evitem as situações de “BULLYING” encenadas por alunos na primeira das cinco cerimónias de entrega de diplomas de mérito promovidas no Agrupamento de Escolas André Soares.
“Diz não ao BULLYING- Somos todos responsáveis” sentenciou-se na festa do reconhecimento académico e dos valores sociais e cívicos evidenciados por alunos da Escola do Carandá no passado ano letivo, tendo os encarregados de educação sido confrontados com a ideia de que “parte muito de casa a ajuda para combater o BULLYING” escolar.
Maria da Graça Moura, diretora do Agrupamento de Escolas André Soares, destacou, em declarações aos jornalistas, que, a par das competências académicas a comunidade escolar valoriza muito “o desenvolvimento de competências sociais e de valores humanos” aos alunos.
Os prémios de valor ontem entregues a alunos da Escola Básica do Carandá revelaram o bom desempenho social de alunos que foram, no ano letivo transato, “amigos, colaborantes, solidários, respeitadores e organizados”, destacou a diretora, relevando também o facto de o Agrupamento André Soares desenvolver vários programas de voluntariado.
Na atribuição dos diplomas de valor ”estamos a ser cada vez mais rigorosos para elevar a fasquia”, considerou Maria da Graça Moura.
As cerimónias de entrega de diplomas de mérito académico e de valor prosseguem dias 3, 9, 10 e 11 nos restantes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas André Soares.
Estamos a ser cada vez mais rigorosos para elevar a fasquia. Queremos fazer dos alunos bons cidadãos.
palavras da Dra. Maria da Graça Moura, Diretora do Agrupamento de Escolas André Soares
fonte: Correio do Minho” dia 28 de novembro 2019