GAD – “Nem tudo que vem à rede é peixe”: Uma instalação artística que alerta para a poluição dos oceanos

O Eco-Escola realizou uma ação inovadora e impactante para consciencializar sobre a problemática da poluição dos oceanos por plásticos. Sob a orientação da professora Márcia Coutinho, os alunos criaram uma instalação artística intitulada “Nem tudo que vem à rede é peixe”.
A instalação, que está na entrada do edifício da escola, apresenta uma rede de pesca cheia de plásticos, simbolizando o que realmente vem à rede atualmente. A obra de arte é um lembrete visual poderoso de como o plástico está a invadir os nossos oceanos e prejudicando a vida marinha.
O eco-escola espera que esta instalação seja recebida com grande entusiasmo pelos alunos, professores, encarregados de educação, e que sejam tocados pela mensagem poderosa da obra de arte. Para a execução desta ação foi importante a colaboração da Proteção Civil e da Câmara Municipal de Braga.
A ação da Eco-Escola, no âmbito do Global Action Days,  é um exemplo inspirador de como a arte pode ser usada para sensibilizar sobre questões ambientais importantes. Espera-se que a instalação “Nem tudo que vem à rede é peixe” inspire outros a tomar medidas para combater a poluição plástica nos oceanos.