Uma ameaça invisível, o impacte sonoro nos animais

Um estudo da revista Biology letters alerta para a sensibilidade de diferentes espécies ao ruído resultante da atividade humana.
Um estudo publicado na Biology Letters, intitulado “The effects of anthropogenic noise on animals: a meta-analysis”, lançou o alerta que os animais são gravemente afetados pela poluição sonora e, para os autores, poderá mesmo pôr em causa a continuidade de algumas espécies tendo, consequentemente, graves impactes nos ecossistemas.
A poluição sonora aparenta ter inúmeras consequências e este estudo académico vem trazer conclusões alarmantes . Nos animais marinhos, os sons provocados pelo tráfego marítimo, pela exploração de petróleo, pelos sonares militares, entre outros, afetam a caça de animais que dependem dos sons e das vibrações para seguir a sua presa, afetam a comunicação e envolvem problemas de alimentação. Assim como nos animais terrestres, afeta também no acasalamento, comprometendo a continuidade das espécies. Um exemplo são as rãs, que usam o sentido auditivo e vocal para o acasalamento. 
:: ler o artigo completo