Just Streets – Justiça na mobilidade para todos: construindo ruas mais seguras, saudáveis e felizes

E se as ruas se tornassem um espaço público para todos? Sem filas de trânsito, espaços agradáveis? Um projeto piloto, que visa tornar as ruas mais acolhedoras e seguras para todos os utilizadores, incluindo os grupos marginalizados e as pessoas em situação vulnerável, com área de intervenção no espaço público junto à escola André Soares, e conta com o envolvimento ativo de alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, moradores da zona envolvente, Câmara Municipal – Divisão da Mobilidade, entre outros.
Doze cidades europeias, entre as quais Braga, integram o projeto Just Streets, de cooperação territorial do Horizon Europe (programa de financiamento de pesquisa e inovação até 2027) que tem como principal objetivo desafiar e transformar as atuais narrativas da mobilidade orientadas predominantemente para o tráfego motorizado, defendendo o papel da rua enquanto espaço público multifuncional. Um forte enfoque é mostrar como as transformações necessárias face às alterações climáticas podem (e devem) melhorar com sucesso a justiça social, a acessibilidade, a inclusão e a segurança ao longo do caminho.
Queremos partilhar com toda a comunidade educativa, com a comunidade Bracarense, esta proposta sobre a qual tanto temos pensado, analisado, debatido. Como seria bom ter escolas cujas confrontações não fossem parques cheios de carros, ruas lotadas de trânsito… mas sim zonas verdes, a apelar ao convívio, com garantia de tranquilidade, segurança, principalmente quando os alunos iniciam e terminam as aulas. Esta partilha será concretizada no próximo dia vinte e quatro de abril, entre as nove e trinta e as dezasseis e trinta, com um evento especial na Praceta André Soares que ficará, neste período de tempo, parcialmente encerrada ao trânsito.
Às nove horas e quarenta e cinco minutos a Srª Vereadora da Mobilidade, Gestão e Conservação do Espaço Público…, dará início ao evento. Na rua, agora sem carros, serão várias as atividades desenvolvidas por alunos de todos os anos de escolaridade. Rope Skipping, música de rua, música digital, teatro, dança… uma sessão pública de debate. E, em permanência e ao longo de todo o dia, poderemos todos usufruir de uma área expositiva do Município de Braga, com exposição de divulgação dos resultados das sessões de trabalho do projeto Just-Streets, uma área expositiva da Escola André Soares com exposição sobre o 25 de abril, ciência ao ar livre, uma área de jogos/oficinas com jogos romanos de tabuleiro (Laboratório de Matemática), jogo da separação de resíduos e jogo de identificação de plantas (Eco-Escola), jogo de Xadrez, jogo da Glória, jogo da Macaca (pintado no chão), uma área de convívio, a Biblioteca de rua com a hora de conto, área artística, oficinas ambulantes…
Este evento será uma excelente oportunidade para experienciar uma forma de vida saudável, harmoniosa, com restituição de tranquilidade ao dia-a-dia das populações.

Relembro: Praceta André Soares parcialmente encerrada ao trânsito no dia 24 de abril.

No projeto JUST STREETS não se trata apenas de uma questão de mudança. Trata-se da questão de uma mudança transformadora e sistémica na perspetiva do planeamento e da conceção do espaço público.

 

:: Página com as crónicas da Dra. Maria Graça Moura