
As turmas do 7.º ano, C e D, participaram numa Oficina Pedagógica dinamizada pela Casa da Ciência de Braga, subordinada ao tema “Construção de um Relógio de Sol”.
Ao longo da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de compreender os princípios científicos associados à medição do tempo e de construir o seu próprio relógio de sol horizontal, ajustado à nossa latitude. No final, cada participante levou consigo o relógio de sol em papel que construiu.
Esta iniciativa permitiu consolidar e aprofundar conteúdos lecionados na disciplina de Físico-Química, nomeadamente temas relacionados com a medição do tempo, a perceção da longitude e latitude, a orientação celeste, o movimento aparente do Sol, bem como os movimentos de rotação e translação da Terra.
A atividade constituiu uma experiência prática enriquecedora que articulou ciência, experimentação e aprendizagem ativa.