No ano letivo 2023/2024, segundo notícia PORTUGAL.GOV.PT, mais de 20000 alunos do 3º ao 12º ano, de 160 escolas, estariam envolvidos na quarta fase do projeto piloto dos manuais digitais, uma das iniciativas do Ministério da Educação, no âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas.
Prometia-se um percurso evolutivo no sentido da familiarização com o digital, desenvolvendo nos alunos um companheirismo salutar com ferramentas facilitadoras das aprendizagens, promotoras de confiança nos sistemas do futuro, simplifica-dores da vida diária.
O Agrupamento de escolas André Soares aderiu. Não tendo condições materiais para envolver todos os alunos, mantém uma turma por cada ano de escolaridade do 5º ao 9º. Acreditou nas vantagens, acreditou no processo, aumentou a oferta, a possibilidade de escolha dos encarregados de educação, num mundo cada vez mais diversificado, com tanta procura de respostas a ansiedades de famílias que querem dotar os seus filhos de competências, desenvolver capacidades, impulsionar e preencher curiosidade, vontade de formar para respostas eficazes e eficientes aos desafios do futuro.
Mas o que impediu, o que dificultou este percurso?
:: Página com as crónicas da Dra. Maria Graça Moura