Um grupo de professores do Agrupamento de Escolas André Soares esteve em mobilidade na Alemanha, integrando uma equipa de 22 professores de 4 países: Espanha, Itália, Alemanha e Portugal.
Um dos objetivos do projeto é a partilha entre os parceiros europeus de metodologias de trabalho/práticas pedagógicas de sensibilização que resultem em mudanças de comportamento em relação às questões ambientais, às energias renováveis e à alimentação saudável.
A equipa teve a oportunidade de contactar com a realidade do sistema educativo alemão da região de Nuremberga assistindo à apresentação de trabalhos e projetos feitos pelos professores e alunos de duas escolas do primeiro ciclo situadas em Altdorf e Schwarzenbruck. A participação em workshops que envolvem apenas materiais biológicos e recicláveis, a observação de aulas teóricas e práticas, a discussão de planos estratégicos que resultem na alteração de comportamentos e que minimizem o desperdício dos recursos naturais são os pontos principais das sessões de trabalho. O debate das práticas e estratégias das escolas dos diferentes países envolvidos com elementos das comunidades locais permite também concluir da colaboração existente entre as escolas, as famílias e as autarquias.
Este intercâmbio impõe-se como uma mais-valia no domínio das competências dos docentes no que respeita às boas práticas ambientais, à interculturalidade e à consolidação do espírito europeu.