À semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), elaborou um documento no âmbito da Educação Alimentar. Este novo documento, intitulado “Como educar para uma alimentação saudável – Guia de boas práticas para pais e educadores“, tem como objetivo sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável, bem como apoiar creches, jardins-de-infância, escolas, docentes e encarregados/as de educação na exigente tarefa de promover hábitos alimentares saudáveis junto das crianças e jovens.
Este ano, juntou-se a esta iniciativa um novo parceiro, a Coordenação da Garantia para a Infância do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, reconhecendo a relevância de envolver também as creches neste processo.
Tal como consta no preâmbulo deste novo documento, a evidência científica tem vindo a demonstrar que, para além do que a criança consome, a forma como a alimentação é abordada e promovida desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na aquisição de hábitos alimentares saudáveis. As preferências, atitudes e comportamentos alimentares das crianças são determinadas pelas práticas educativas, ou seja, pelas estratégias utilizadas pelos adultos, quer em contexto familiar, quer em contexto escolar, para estabelecer, manter, modificar ou controlar o seu comportamento alimentar.
Divulgamos este Guia dada a importância da alimentação na saúde de todos/as.
Equipa PES