O André Soares foi palco de uma ação educativa inovadora esta semana. O projeto FUTURAGRI, coordenado pela consultora INOVA+, realizou os “School Days”, com o objetivo de disseminar e divulgar a Política Agrícola Comum e a importância do setor agrícola em Portugal.
As atividades, propostas pela Câmara Municipal de Braga, permitiram aos alunos entrar em contacto com a ciência e receberam informações essenciais sobre práticas mais sustentáveis e alimentação saudável.
O primeiro momento, “Microbioma do Solo”, dedicada à pesquisa dos microrganismos responsáveis pela reciclagem de nutrientes numa pilha de composto de resíduos orgânicos. As turmas 8.º H e 7.º B tiveram a oportunidade de preparar sub-amostras e identificar diferentes grupos de microrganismos usando lupas, microscópios portáteis e guias de identificação.
O segundo momento envolveu a Política Agrícola Comum (PAC) e o Desafio AgroCraft. Os alunos foram desafiados a escrever uma pequena história inspirada nos 10 super-heróis, que estão relacionados com os 10 objetivos da PAC. Este desafio pretende aproximar os jovens para a temática da sustentabilidade, biodiversidade e práticas agrícolas.
As 10 turmas de 5.º ano participaram nesta atividade. As histórias criadas pelos alunos vão participar num concurso com todas as escolas participantes neste desafio. As 10 melhores histórias serão selecionadas e farão parte de um livro intitulado “A Liga da PAC: pela defesa da agricultura e do desenvolvimento rural em Portugal”.