Dia 6 de Dezembro, celebramos de maneira especial o Dia da Pessoa com Deficiência, transformando o pavilhão da escola André Soares num espaço de sensibilização e conscientização. A presença de duas atletas invisuais, do SCB do atletismo compartilharam as suas experiências e sucessos no mundo do Desporto.
Esta atividade foi mais do que uma simples celebração; foi uma oportunidade valiosa sobre os desafios enfrentados por pessoas com limitações visuais, motoras, e mentais.
Todos os alunos presentes, foram convidados a realizar tarefas motoras simulando as dificuldades enfrentadas por pessoas com limitações.
O grande objectivo desta atividade foi alcançado, promovendo a inclusão e o respeito mútuo, os alunos não só sentiram as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, mas também experimentaram, de maneira lúdica, as limitações motoras dos invisuais. Acreditamos que esta experiência tenha contribuído na formação de melhores cidadãos mais conscientes e inclusivos, capazes de ver além das aparências e valorizar as habilidades individuais de cada pessoa.
Viver por um breve momento na pele de alguém com deficiência é uma experiência que transcende as barreiras físicas e nos permite tocar a essência das suas vidas.
Este momento contribuiu para uma maior sensibilização de todos os nossos alunos e na construção de uma escola mais inclusiva, reconhecendo que, no final, somos todos diferentes e, ao mesmo tempo, igualmente humano.