Livro “18 olhares sobre André Soares” apresentado na escola sede do Agrupamento

O historiador Eduardo Pires de Oliveira veio à Escola Sede de Agrupamento apresentar, a uma plateia cheia e muito participada pela comunidade escolar, o seu livro “18 olhares sobre André Soares”, uma obra com uma elevada importância histórica no ano em que se assinalam os 250 anos da morte e os 300 do nascimento do nosso patrono.
O livro agora divulgado pretende ser mais um meio para despertar o interesse em torno do trabalho de André Soares, um dos mais importantes arquitetos do rococó e do tardo-barroco português e autor de muitas e importantes obras, como é o caso, em Braga, do Palácio do Raio e da Capela de Santa Maria Madalena, na Falperra.
Para o historiador e autor do livro, Eduardo Pires de Oliveira, este documento é um pequeno contributo, uma vez que a obra de André Soares é tão vasta que poderá ser alvo de muitos estudos. Por outro lado, defende, face ao interesse que a obra única do Arquiteto português desperta, é possível Braga beneficiar com este legado, fomentando o turismo à volta dos diferentes monumentos presentes na cidade e atraindo especialistas e conhecedores, assim como o público em geral.
E o autor lançou ainda um desafio à escola André Soares, sugerindo que possa contribuir para divulgar e estudar a obra desta importante figura do século XVIII português, com o envolvimento de professores e alunos na implementação de projetos em torno do patrono.
:: notícia no Correio do Minho
:: notícia no Diário do Minho