“Memórias do Cárcere” de Camilo Castelo Branco foi o mote de mais uma palestra destinada aos alunos do EPB

No âmbito do Plano Anual de Atividades da equipa pedagógica que leciona no Estabelecimento Prisional de Braga, teve lugar, no passado dia 10 de novembro, uma palestra subordinada ao tema: “Um Olhar Sobre Camilo Castelo Branco-Um Grande Escritor”.
O encontro , dirigido aos alunos reclusos dos cursos EFA e das UFCDs, contou com a presença da escritora Maria Adelaide Valente, que também foi docente do Agrupamento André Soares, durante várias décadas e que, amavelmente, acedeu ao convite endereçado pela equipa pedagógica.Estiveram presentes nesta iniciativa a Diretora Adjunta do EP, as técnicas de educação que acompanham os reclusos deste estabelecimento, bem como alguns docentes.
O ponto de partida desta sessão foram as histórias de prisão que Camilo Castelo Branco escreveu nas “Memórias do Cárcere”, publicado em 1862 a partir da sua experiência de detenção na Cadeia da Relação, no Porto.
No final do encontro, os participantes tiveram oportunidade de receber uma coleção de postais ilustrados com poemas da autora e cuja temática vai de encontro à tão desejada liberdade,da qual, neste momento, estes alunos se encontram privados.
A sessão decorreu de forma participada , tendo constituído um momento de reflexão e partilha de conhecimento que, certamente, contribuirá para o enriquecimento destes alunos.