Mobilidade do projeto “Clean Air now for a Sharp Future”

O Agrupamento de Escolas André Soares assume o papel de anfitrião esta semana, de 5 a 9 de fevereiro, para uma mobilidade do projeto “Clean Air Now for a Sharp Future” (TPM e LTT). Este projeto, focado em sustentabilidade ambiental, tem como meta implementar práticas sustentáveis nas escolas participantes. Seguindo a linha de outros projetos Erasmus+ desenvolvidos nos últimos anos, este concentra-se no meio ambiente, visando instigar boas práticas entre os alunos e a comunidade escolar.
Durante esta semana, um diversificado leque de atividades e workshops está agendado, incluindo uma visita à Casa da Ciência para uma exploração da biodiversidade num charco, com enfoque nas zonas húmidas, como fator para mitigação do aquecimento global e preservação da biodiversidade, seguido de um sessão imersiva no planetário. Haverá também workshops abordando papel reciclado, tecelagem, uso de plickers para redução de papel nas escolas e a criação de marcadores com folhas. O clube de robótica oferecerá uma introdução à programação computorizada, seguida pela aplicação prática com robôs.
Na esfera cultural, o grupo explorará o centro da cidade e o Bom Jesus, incluindo uma emocionante subida no funicular, meio sustentável de transporte através da água. Além disso, está planeada uma visita à cidade do Porto, com um tour guiado às caves Sandman, e por último, uma visita à cidade de Guimarães.
O ápice será a recepção pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Rio, que irá ser informado sobre as atividades, objetivos e importância do projeto.