Poluição luminosa / Água e Mar (artigos dos JRA)

Alunos desconhecem o fenómeno da poluição luminosa e o direito ao céu estrelado
A auditoria ambiental do Eco-escola, realizada este ano, na Escola EB2/3 André Soares em Braga, aponta para que a grande maioria dos alunos deste estabelecimento de ensino desconhecem o que é a poluição luminosa.
Segundo o professor Vítor Martins, coordenador do Eco-escola EB2/3 André Soares , “a auditoria ambiental do Eco-escola, realizada a um universo de 810 alunos, do 5º ano ao 9º ano, da EB2/3 André Soares, em Braga, revela que mais de 80% revelam falta de conhecimento sobre poluição luminosa”. Esta situação, para o coordenador, “merece uma reflexão séria e uma ação da equipa Eco-escola para o próximo ano letivo”.
:: ler artigo completo

A luz que apaga as estrelas
À noite, com as luzes das cidades, não conseguimos visualizar as estrelas, e outros astros, como os planetas Marte e Vénus, pois a claridade destas luzes ofuscam-nos. Os cientistas que estudam astronomia, tem de montar os seus telescópios em sítios altos e longe das cidades para que não haja interferência da luz das cidades nas suas observações do espaço.
:: ler artigo completo

Combate contra a poluição (in)visível
Poluição luminosa é o tipo de poluição provocada pela luz excessiva ou obstrutiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronómica.
:: ler artigo completo

Água e Mar
:: última notícias e reportagens sobre a água e o mar