Projeto Academia de líderes Ubuntu


Na semana que decorreu entre 9 e 13 de maio, 25 discentes do 3.º ciclo tiveram a oportunidade de fazer parte de um projeto, intitulado “Academia de líderes Ubuntu.” Este projeto teve lugar na escola do Fujacal e foi dinamizado por 4 docentes do 3.º ciclo, em comunhão com a psicóloga da escola André Soares.
Os alunos viveram uma semana intensa, repleta de dinâmicas expansivas e introspetivas. Utilizando uma panóplia de recursos o aluno foi convidado a falar de si próprio, foi o protagonista principal, promovendo a capacidade de estruturação da história de vida e atribuição de sentido.
A temática condutora deste projeto foi promover o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.
O objetivo primordial foi a promoção de uma cultura de diálogo e paz, aumentando a consciência das dinâmicas nas relações interpessoais. O ambiente gerado nesta semana foi de muita alegria, de partilha, de criação de pontes. Houve testemunhos e exemplos de vida de perseverança, persistência e superação de obstáculos.
A semana terminou em celebração. Celebrou-se a vida de cada um destes alunos, fazendo realçar o facto de cada um deles e de nós sermos VSP, ou seja very sepcial person. Assim se constroem memórias…

Partilhamos as palavras de alguns alunos:
“Gostei muito da experiência. Fez com que visse o mundo de outra forma, uma forma que faz todos os pilares da semana Ubuntu. Sei refletir, mas esta semana exigiu mais reflexão da que tinha normalmente. Também com esta semana conheci pessoas incríveis e fiz memorias muito boas. Foi um projeto que se identificou muito comigo e que gostei imenso.”

“Adorei a experiência e aprendi muito com todos, senti me grata por poder partilhar as minhas histórias e por todos partilharem as suas comigo. Obrigada por tudo.”

“Eu gostei muito da experiência porque eu senti que cresci. Senti me como se fosse uma família.”


 

'>

Author Information

'>

Color

Details